Comunicação Interna

Comunicação Interna

De acordo com a conceituação de Margarida Kunsch, a comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno). Portanto, a comunicação interna corre paralelamente com a circulação normal da comunicação que perpassa todos os setores da comunicação, permitindo seu pleno funcionamento.

Segundo Everaldo Santos Silva, autor do livro "Manual de Comunicação Interna - Grandes Resultados, Baixos Custos" Comunicação consiste em "todo o processo de troca de informações entre colaboradores, gerências e supervisão dentro de uma empresa, independente do nível hierárquico, dentro de uma estrutura definida de processo comunicacional.

A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança. A comunicação também estimula o sentido de pertencer, o que gera comprometimento por parte dos empregados.

Ainda de acordo com Silva, o processo organizacional visto como parte de um contexto organizacional amplo, necessita de um processo estruturado de comunicação como forma de garantir a eficácia do processo de melhoria do clima organizacional e sentimento de integração do colaborador com a empresa como um todo.

A comunicação interna evidencia a existência de uma comunidade empresarial.

Para o desenvolvimento de uma identidade assente em significados simbólicos e em quadros de referência comuns, um Gestor de Recursos Humanos, neste caso concreto de Pessoas e Competências, deve garantir que o processo de comunicação interna que rege a acção de todos os indivíduos na organização vá no sentido do acto de pôr em comum.

Quanto mais profícua for a comunicação interpessoal (entre colegas, entre chefias, entre chefe e subordinado), grupal (dentro dos departamentos), intergrupal (entre departamentos) e quanto mais envolver toda a empresa, acompanhada de uma comunicação da Missão, Valores, Objectivos Organizacionais e Padrões de Comportamento, mais facilmente a acção de pôr em comum resultante da partilha de significados se consolida, originando os quadros de referência que permitem aos sujeitos interpretar a sua acção e a dos outros na organização.

Os sistemas de informação derivam da perspectiva mecanicista da comunicação e visam garantir a presença de canais formais que permitam que a informação, necessária ao bom funcionamento da empresa, circule de forma ascendente (níveis hierárquicos inferiores para níveis hierárquicos superiores), descendente (níveis hierárquicos superiores para níveis hierárquicos inferiores) e horizontal (entre os mesmos níveis hierárquicos ou entre sujeitos sem relação hierárquica), minimizando a presença de canais informais que estão na origem dos boatos e rumores (os chamados ruídos).

Comunicação Vertical Ascendente

Uma forma de melhorar este tipo de comunicação implica que:

  • exista sempre um clima organizacional que promova a abertura entre todos os seus colaboradores para exprimirem as suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas;
  • Reuniões periódicas entre chefias e colaboradores;
  • Avaliações de desempenho objectivas e com bases científicas ao invés de avaliações de desempenho altamente subjectivas;
  • Prémios para os colaboradores que dêem as melhores ideias para o desenvolvimento organizacional;
  • Almoços mensais entre as chefias e os colaboradores;
  • Criação de um e-mail “executive”, onde os colaboradores exponham ideias ou sugestões e, em que as chefias tenham de responder no prazo de uma semana aos seus colaboradores;
  • Políticas de porta aberta.

 

Comunicação Vertical Descendente

A este nível a organização deve ter formas de comunicação que permitam que a sua mensagem chegue sem alterações a todos os níveis organizacionais. De forma a potenciar este tipo de comunicação a organização deve efectuar:

  • Mailings internos para todos os colaboradores.
  • Divulgação da Missão, Visão e Valores da empresa.
  • Divulgação dos Objectivos Organizacionais
  • Intranet, onde estejam todos os tipos de informação e mensagens para todos os colaboradores.
  • Divulgação dos feitos da empresa e dos colaboradores
  • Newsletter interna
  • Coaching

 

Comunicação Horizontal

De forma a potenciar este tipo de comunicação a organização deve efectuar:

  • Jantares e almoços de convívio;
  • Equipas de gestão de projectos;
  • Confraternizações;
  • Jogos de futebol ou outro desporto colectivo;
  • Acções de “Team Building”;
  • Aniversário da empresa.

 

Referências

Blanchard, 2002; cit. por Phelan, S. E. (2001). Do caos à complexidade no planeamento estratégico: Implicações para a teoria e para a prática. In L. Editora RH (Ed.), Empresas, Caos e Complexidade: Gerindo à beira de um ataque de nervos (pp. 9-21). Lisbon.

Floyd, S. W., & Wooldridge, B. (2000). Building Strategy from the middle: Reconceptualizing Strategy Process: Sage Publications, Inc.

Cunha, M. P. e., & Cunha, J. V. d. (2002). Improvisação nas Organizações. In L. Editora RH (Ed.), Manual de Estudos Organizacionais - Temas de psicologia, psicossociologia e sociologia das organizações (pp. 155-166).

Snow, C. C., & Hambrick, D. C. (1980). Measuring organizational strategies: Some theoretical and methodological problems. Academy of Management. The Academy of Management Review (pre-1986). 5(4), 527-538.

Minzberg,1978.

Sítima, Oliveira, & Fernandes, 2005. Sítima, L., Oliveira, F., & Fernandes, V. (2005). Loop - Organizações em Mudança (1sr ed. Vol. 1). Lisbon: Edições Sílabo, Lda. Sítima, Oliveira, & Fernandes, 2005 Sítima, Oliveira, & Fernandes, 2005

Brafman Ori & Rod A. Breckstone, 2008, Editorial Presença, A ESTRELA-DO-MAR E A ARANHA

Collins, Jim (1994) Built to Last Collins, Jim (1994) God to Great

Deseja motivar sua equipe? Entre em contato ou solicite informações

Se você quiser mais informações, preencha este formulário. Entraremos em contato o mais breve possível.

BGBUILDING - Tutti i diritti riservati
Realizzazione siti internet www.christophermiani.it